18/04/2011

O Crochet atravessa fronteiras


Helen Rödel (27) destaca-se entre os designers de moda de sua geração, notadamente pela utilização de técnicas manuais tais como o crochet e o tricot como suporte de suas criações. Em sua jovem trajetória a estilista apresentou-se, em 2009, sob a marca Rödel LA na semana de moda islandesa e já desenvolveu para grandes griffes brasileiras peças em crochet para as passarelas do SPFW e do Fashion Rio.

Sobre o caminho que inicia na moda autoral, Helen Rödel reflete:

"No Brasil só não é difícil ser brasileiro. Mas também nunca ninguém ousou dizer que viver seria fácil. Pensem no Brasil quando tudo era mata. Como sou de ascendência alemã, conheço bem as histórias dos primeiros imigrantes que chegaram aqui e foram engolidos pelo verde e pelo vazio demográfico. Eles abriram picadas nas matas densas e construiram cidades. Vejo assim o trabalho da moda autoral no Brasil, braços fortes, cabeça focada e coração sagrado".

A escolha da técnica manual, que como conhecemos hoje data do século XVI, tem contribuido para esta aparecer renovada a medida em que Helen propõe a sua visão. Ela aprende com o crochet de ontem mas realiza o crochet de seu tempo, de sua vida e para isso executa um trabalho minucioso em que o acabamento, o perfeito tecimento e a modelagem precisa que garante modelos sem costuras se unem à materiais de alta qualidade e designs com conceitos atemporais, resultando em peças valiosas, extremamente delicadas e inovadoras.

Seus crochets exuberantes e luminosos buscam a história e prestam uma homenagem. As técnicas manuais são o passado, e agora são o futuro. São artes tradicionais e de infinitas possibilidades para qual eu oferto a minha visão. Essa fantástica combinação de uma agulha, fios, mãos e mente presente me encanta sobremaneira e meu esforço em renovar a técnica é, além de realização pessoal e crença, uma vontade sincera de que a técnica se mantenha viva carregando consigo a mudança dos tempos.












6 comentários:

  1. Muita gente não gosta de crochê pq pensa que ele parece "coisa de avó"; mas essa não é a realidade dessa arte manual hoje, que surpreende pelo efeito visual das tramas!Muito bonito!
    Aproveito para agradecer a sua visita ao meu blog!Obrigada e apareça sempre que quiser!
    Bj pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia, obrigada pela visita no meu blog.

    Já estou aqui.

    Beijos
    Daia
    http://realizandoumsonhoembh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Patricia,

    Vim retribuir a visita e conhecer seu blog. Adorei as informações sobre crochet, esta arte manual que data de longas datas. Gostei bastante da sua matéria. O blog é super antenado, recheado de informações.
    Vou estar também te seguindo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patricia,menina alia a moda com a decoração ao meu ver os 2 andam juntos,amei seu cantinho e te sigo tbm,deixa eu te falar pra aumentar os seguidores é demorado mesmo mas publica seu blog no twitter e no facebbok e aos pouquinhos seus seguidores vão aumentando,beijinhos e bom feriado!

    ResponderExcluir
  5. O crochet e o tricot quando bem feitos ficam lindos, eu adoro. É uma pena que aqui estes trabalhos estão ficando no passado, estão indo embora junto com nossas avós.
    Gostaria muito de ter aprendido fazer esta arte com minhas avós,mas passou o tempo e foi-se...
    Espero que quem tem oportunidade de aprender a fazer o crochet e o tricot apreoveitem e difundem esta idéia.
    Bjs!
    Lu
    achadosdaliedaqui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Amo peças com crochet, na verdade amo fazer...
    Lindas imagens Patricia.
    Bjos

    ResponderExcluir