Designer de Acessórios

Patrícia Villeroy é designer de jóias, bijoux e
acessórios de moda, com forte tempero tropical.
Tramas inusitadas com pedras brasileiras. 
Minha História

Tudo começou com uma caixa de pedras de vidro inglesa maravilhosa, que a prima de uma amiga não queria mais. Comecei criando bolsas imitando peças antigas que me lembravam de uma tia que tinha várias, quando eu era pequena, e me fascinavam. Eram peças complicadas que, nem sei como, eu saí fazendo. Quando ficava difícil, eu sonhava a noite, e no dia seguinte terminava. Foi amor instantâneo e incondicional. Eu respirava isso. Minha primeira cliente, insegura ainda que eu estivesse, foi a melhor loja de Gramado na época, muito exigente e chiquérrima, comprou toda a produção. Fiquei feliz demais e descobri minha profissão. Nasci para isso.

Vendi para alguns países e tive compradores que jamais pensei conquistar de vários lugares do mundo. Tornei-me cada vez mais exigente na busca de material, e me aprofundei no que sempre gostei - moda de verdade. Cheguei ao ponto de entender tendências futuras, e meu trabalho ficou muito artístico e autoral. Precisei reformular tudo pois, estava me tornando futurista demais, trabalhava com tendências internacionais. Fiquei distante do comercial, voltei ao ponto de partida e recomecei. Trabalhei com lojas em Hulm (Alemanha), em Lugano (Itália), em Miami, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre e uma galeria de arte em Brasília que atendia clientes de embaixadas. Mas acabei voltando para as clientes particulares, porque o retorno era muito melhor no sentido do contato. Ficava amiga das clientes e isso me fazia feliz. Fui convidada pelo Ministério do Trabalho, a participar de Feiras Internacionais em Brasília e os clientes eram do mundo todo. Gratificante demais conversar com as pessoas e contarem, por exemplo, que estavam levando as bolsas para as filhas e a mulher usarem na ópera aonde iam muito. É fantástico ver minhas peças viajando mundo a fora. 

Morei em muitos estados brasileiros, e assim em cada lugar, conquistei clientes e amigas, um pedacinho de cada gente está na minha memória. Minha inspiração vem das pedras coloridas, vem da infância, vem de fotos, de várias coisas que vou vivendo. Quando acho que não sei o que vou criar, começo a pensar, e saem peças mais diferentes e inusitadas. 

Não gosto das simetrias, embora às vezes, como a tendência do momento vá pra este lado, eu faço alguma peça. São particularmente peças bem femininas, românticas, atuais, pra mulheres de personalidade forte. Peças bem marcantes. Os anéis grandes eu faço desde o começo das minhas artes, e sempre foi elogiado. Hoje virou moda e ainda é o carro chefe da marca. 

2 comentários:

  1. ENCANTADOR,,APAIXONANTE,,,,MUITO LINDO,,,,TUDO COM TANTA BELEZA,DELICADO,SENSÍVEL,,,, PARABÉNS TEU TRABALHO É MARAVILHOSO!!!!!

    ResponderExcluir